Análise do Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles
Influência destes Filósofos na Educação Atual
O dualismo de forma e matéria, pelos gregos na formulação aristotélica, daria origem ao desenvolvimento educacional moderno e às filosofias oriundas de Platão, em face da evolução da sociedade e dos conhecimentos humanos.
Platão (428 – 347 a.C.)
Platão influenciou grandemente a educação grega. Foi o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre Sócrates. Possuía idéias próprias e muito zelo pelo saber. A teoria dos dois mundos é a essência do pensamento platônico.
Aristóteles (384-322 a.C)
Aristóteles freqüentou a Academia de Platão, tornando-se seu discípulo. Mais tarde despreza a teoria de seu mestre, fazendo a síntese do mundo sensível e do inteligível. Um dos seus grandes feitos filosóficos foi sistematizar a Lógica através do seu tratado intitulado Organon. Além disso, escreveu vários trabalhos científicos: A física, História Natural, As partes dos animais, etc. Sobre estética produziu as grandiosas obras: Retórica, Poética, Ética a Nicômaco, Política e Metafísica, esta última exerceu uma grande influência nas concepções filosóficas e teológicas da Idade Média.
As teorias de Platão e Aristóteles, ressaltam o emprego da educação pelo Estado como meio de preparar bons cidadãos, não exerceram, em sua época, grande influência na vida de Atenas. Ao contrário, dominava a dos sofistas, na qual a educação se destinava a atender aos interesses individuais. O individualismo daquele tempo não seria logo eliminado por uns poucos filósofos. O povo ouvia-os, mas seguia seus próprios interesses e exigia um tipo de educação que os tornasse mais felizes e lhes proporcionasse maiores êxitos. Viviam empolgados por visões de vitórias pessoais e pela felicidade de certas criaturas; de modo algum sentiam disposição para ouvir os filósofos que davam a entender que o êxito e a felicidade dependiam do bem-estar do grupo.
A contribuição desses dos Filósofos acima nos possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é chave para entender o futuro.
Bibliografia
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.
TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.32, n.75, jul./set. 1959. p.14-27.
Disponível em:
Disponível em: http://www.samauma.biz/site/portal/conteudo/opiniao/e00homem.htm Acesso em: 23/04/12.