domingo, 22 de abril de 2012

Filosofia e Filosofia de vida - Etapa 1 - AVA01 - 10/04 a 25/04/12



Diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”


A filosofia de vida jamais pode ser confundida com a filosofia. A filosofia é uma atitude reflexiva.

Não há dúvida de que a filosofia dá sentido à vida humana, não sendo, portanto, necessária apenas para o indivíduo, mas para toda a sociedade. É dela que se depreende o conhecimento e os seus reflexos na realidade social.

A chamada “filosofia de vida” está relacionada à mera opinião, cujo termo grego é doxa, ou seja, a uma especulação rasa e simplista sobre as coisas, sem nenhum conteúdo rigorosamente reflexivo.

Trata-se, portanto, da “filosofia de cada indivíduo”, da maneira como cada um procede diante dos fatos vivenciados no cotidiano, e nada além disso.

Qualquer pessoa pode criar seu estilo de vida, sendo que a “filosofia de vida” possibilita ao homem se orientar no meio em que vive. Porém, por seu caráter espontâneo, assistemático, ela não tem nada a ver com a filosofia enquanto sistema organizado de pensamento.



Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011).


3 comentários:

  1. Definindo filosofia, Platão (428 a.C. – 347ª.C.) mostra que o amor (Filos) é carência, desejo de algo que não se tem. Logo, a Filosofia é carência, mas também recursos para buscar o que se precisa, e o filósofo não é aquele que possui o saber, mas sim quem busca conhecer continuamente – João Francisco P. Cabral / UNICAMP

    Filosofia de Vida

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sentido_da_vida

    Filosofia de vida pode ser entendia também como o sentido da vida – constitui um questionamento filosófico a cerca do propósito e significado da existência humana. Segundo P. Tiedemann, ela demarca então a "interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo".

    Há uma quantidade inumerável de possíveis respostas para "o sentido da vida", frequentemente relacionadas a convicções religiosas ou filosóficas. Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa para pessoa, bem como também podem variar no decorrer da vida de cada ser humano. No entanto, de uma forma mais ampla, não existe consenso sobre tal.

    ResponderExcluir
  2. A vida é uma arte. A vida por ser perturbada pela antecipação de males futuros, pela corrida aos bens materiais, por pensamentos insensatos. A nossa felicidade pode ser prejudicada por escolhas erradas, e por ideias, concepções e opções de vida pouco sábias. Só sendo sábios podemos dar sentido à vida. E cabe à filosofia consegui-lo. A filosofia é uma forma de atingir a sabedoria, que é por seu turno a via de se chegar à felicidade.Sueni.
    http://www.meaningsoflife.com/Ensaio-FVida.html

    ResponderExcluir
  3. Os grandes filósofos deixaram suas influencias no desenvolvimento da filosofia,foram criativos, abrindo novas possibilidades(relexões) para o pensamento e para a vida.Penso que a filosofia não é a verdade, mas sim a busca dela,ela incide no mundo e em nós próprios quando filosofamos sobre a vida.

    ResponderExcluir