domingo, 6 de maio de 2012

Maiêutica


Etapa 4 - AVA04 – D25-5_AVA04_LI

10/04/12 a 12/05/12



Sócrates desenvolve um método próprio de análise filosófica. Este método é denominado de “maiêutica” (em grego “parto das idéias”), cujo objetivo é possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Mas, afinal, em que consiste a “maiêutica”?  Consiste em “fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado” (TELES, 1995, p. 31). Desta forma, este método faz com que as pessoas comecem a pensar a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância. Daí a sua famosa frase: “eu só sei que nada sei”.


3 comentários:

  1. A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complicadas.

    Fonte: http://www.infoescola.com/filosofia/maieutica/

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  2. "Conhece-te a ti mesmo ou eu só sei que nada sei" Ai que está a Maiêtico é discutirem as ideias, porque Socátis dizia que não dono do saber ou da verdade em si, mesmo. Mas que as ideias podia surgir no meio do povo, como uma mulher dando a luz. Ou seja, o filosofo e a parteira para colocar em discussão se o conhecimento produzido é verdade ou não. Então o conhecer pode ter o contraditório. Bom exemplo: era se a Terra era o centro do universo. Essa ideia era verdade por muitos anos até que apareceu Nicolau Corpenico contradiz que o Sol era o centro o Universo. Muitos pessoas contextaram mas grandes estudiosos da astronomia e no Século XX, o século da revolução tecnológica computacional, lancaram sátelite para confirmar a ideia que o sol é o contro do Universo e conhecer mais além.

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  3. A maiêutica socrática ocupa até hoje um lugar incontestável na reflexão filosófica sobre métodos de ensino, uma vez que responde de uma perspectiva platônica e mesmo neoplatônica, ao paradoxo do conhecimento colocado pelos sofistas: como é possível conhecermos algo do qual não sabemos nada? Para esses professores itinerantes, não haveria um conhecimento absoluto a ser transmitido, todo o saber possível se reduz a meras opiniões refutáveis por hábeis argumentos.

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